2 de setembro de 2015
Nova Petrópolis: Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante

Normalmente quem viaja para a Serra Gaúcha não deixa a cidade Nova Petrópolis passar despercebida. Ela é conhecida pela famosa Praça das Flores, que fica colorida e cheia de vida durante o ano inteiro, não importa a estação. Mas... O que fazer em Nova Petrópolis?

Eu mesma cheguei a me perguntar se valia a pena me deslocar até a cidade “apenas” por uma praça, mas a resposta é: vale! Não só porque ela é realmente linda e tem um ambiente tranquilo para sentar e apreciar, mas porque Nova Petrópolis tem algumas outras coisinhas para oferecer. É uma cidade de colonização alemã, e por isso é comum se deparar com muitos traços dessa cultura, tanto na arquitetura como na própria aparência física dos moradores. Por conta disso, a visita ao Parque Aldeia do Imigrante é indispensável.
É sério! Lá é um lugar maravilhosamente lindo, repleto de lagos, árvores e cultura. Com certeza foi um dos meus lugares favoritos de todos que visitei. Indo logo a uma das coisas que interessam, dessa vez eu não esqueci e vou deixar no final do post todas as informações sobre os preços da entrada (ele é baratinho!). :)


Para começar, vou só destacar que tudo o que eu falar por aqui são as minhas próprias impressões e coisas que vi lá. Estávamos com um guia no passeio, mas

Indo contra o fluxo de pessoas pois i wanna be rebelde

Pelo que eu pude perceber, o lugar é praticamente como uma cidade dentro de um parque. Quando a gente chegou, tinha um grupo de senhores tocando, e aquela música típica só ajuda a entrar ainda mais no clima. É um lugar que exige um pouquinho mais de tempo, principalmente para quem gosta de tirar fotos (oi) ou/e de posar para elas.
Lá há lugares como a casa do professor, casa do pastor, salão de baile e até um cemitério, tudo com as características e costumes alemães. Isso só para citar alguns, porque tem realmente muita coisa e eu nem cheguei a ver tudo. Uma coisa muito importante e que deve ser citada: tem lugar para comer também, com a culinária típica alemã (como não podia deixar de ser).

Uma pequena nota para dizer que essa foto não tem filtro nenhum, e minha irmã ainda tirou com o celular


Ou é. Desafio vocês a falar "bolinho de batata" em alemão de uma vez só e sem gaguejar. Mas depois de um treino Kartoffelküchelchen fica facinho, vai.


Aparentemente, Salão de Baile o melhor lugar desse negócio

O caminho é bem sinalizado por todo o parque, com muitas plaquinhas, sejam elas com indicações dos lugares ou com pequenas frases em alemão para ajudar no vocabulário. Uma obcecada por línguas estrangeiras como eu não precisa nem dizer que amou, né? Hahaha. Tirei fotos de todas que eu vi e vou colocar algumas ao longo do post! Ah, outra coisa: também é possível andar nos pedalinhos por lá, igualzinho aos do Lago Negro.
Acho que o mais legal desse parque e que faz realmente valer a visita é que ele cumpre o que promete: de fato a gente se sente em um outro lugar, com uma cultura totalmente diferente para explorar.

Dentro de alguns locais, como o museu e a casa do professor, o cheiro de coisa velha e mofo é predominante e pode incomodar um pouco algumas pessoas (se você estiver doente ou for alérgico(a), nem considere ficar muito tempo), mas eu achei tranquilo. E nem é realmente necessário se demorar muito, com tanta coisa bonita ao ar livre.


![]() |
Agora não tem desculpa pra ser mal educado na Alemanha, viu? |
![]() |
Só pra minha irmã não reclamar que eu não apareço de frente em nenhuma foto |




Eu juro que eu tentei colocar o mínimo de fotos possível, e ainda tenho muitas outras que infelizmente não dá pra colocar aqui, mas vocês podem dar uma passada no meu flickr e ver todas as fotos da viagem por lá.
Se só o parque já vale a ida até Nova Petrópolis, é claro que a principal praça deles não pode ficar de lado: ela é mesmo linda. Esse dia foi o mais quente de toda a viagem, chegando a fazer incríveis (e inconvenientes) 28ºC pela tarde lá em Gramado. Quando fomos em Nova Petrópolis ainda era manhã, mas a temperatura estava ainda pior: 31 ºC e eu quase chorei ao lembrar que quando fui pela primeira vez na Praça das Flores (em dezembro de 2011) estava fazendo 14ºC com sensação térmica menor ainda! Saudades frio ♥


Ao lado da Praça tem também o Labirinto Verde, que nada mais é do que um labirinto, literalmente. Enorme, e para quem quiser se aventurar lá dentro: boa sorte, hahaha. Eu queria, e teria ido se o tempo disponível fosse maior.

A temperatura pode ter feito uma graça no dia, mas a carinha do inverno continuava por lá ♥


Escolher essas fotos duas semanas depois de ter voltado desse lugar faz aquela saudadezinha bater. Eu poderia passar horas e horas olhando. A minha próxima meta é conseguir arrastar meus pais para conhecer a região, mesmo que sem mim (mas aproveito para deixar aqui gentilmente registrado o meu pedido de "me leva também?") e a Lis.
Nova Petrópolis também é um pouco conhecida por ser boa para compras, e lá tem o outlet da Dakota. Eu não estava muito ligada em nada disso, mas já é mais um motivo pra quem gosta! :)

Eu poderia falar mais um milhão de coisas, porém é isso. Não vou deixar mais quilométrico do que já está! Até o próximo post (ou Auf Wiedersehen!, já que agora sabemos dizer adeus em alemão :p).
Beijos,
Jen
Posts anteriores sobre o Rio Grande do Sul:
- Gramado: amor de noite, amor de dia | Diário de Viagem
- Cascata do Caracol, pedras preciosas e chocolates em Gramado | Diário de Viagem
Informações sobre o Parque Aldeia do Imigrante (de agosto de 2015):
- ingresso normal: R$ 5
- estudante com carteirinha, crianças dos 7 aos 11 anos e pessoas acima de 60: R$ 2,50
- até 6 anos e portadores de necessidades especiais: isento
Escrito por: Jennifer Macieira
Arquivado em
Brasil
Diário de Viagem
Nova Petrópolis
Parques
Rio Grande do Sul
Serra Gaúcha
Sul
Viagens
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aiiii... Não vou fazer outro comentário quilométrico, pode relaxar (mentira vou sim)
ResponderExcluirGuten Tag! (hehehe)
Flores <3 (e suas fotos <3333)! Quando fui era menorzinha e estava com minha prima ainda mais nova, então não nos aventuramos a Nova Petrópolis :(, o que já é triste, mas sempre se pode ir à Serra Gaúcha mais uma vez e depois de ver as fotos fiquei com mais vontade ainda de ir! Kkkkkkkk
O Parque, com minhas raízes alemãs (longínquas mas ainda contam), me chamou bastante atenção, e nerd como eu sou (e você nesse quesito também) quase babo ao ver as plaquinhas *o*
E é sempre bom saber as coisinhas que os guias falam, mas não tão bom quanto se aventurar por aí kkkkkkk
Casa do professor (oi) e comida típica (olá estou aqui): <3333
Quanto ao cheiro de mofo: tenho asma e alergias e amo cheiro de livro velho, vai entender kkkkkkk acho que amaria esse lugar, entrar, pegar um livrinho (pode? Ou levar um meu mesmo se não puder) e ir ler às margens do lago com os pedalinhos <33
Não se preocupe com o número de fotos, quanto mais melhor nesse caso :)))) tenho um pouco de receio de labirintos e tal, mas acho que daria fotos lindas (sim, é um pedido escondido ou nem tanto)
De novo e como eu direi em todos os seus posts de viagem e da Lise: muito obrigada por compartilhar um pouquinho da viagem, continue a falar e eu continuarei a ler (e a me maravilhar)! Ou, como cabe melhor no post, Danke!
Tschüss, Tschüss! :)
Guten Abend (no meu caso hehe)!
ExcluirQUE COMENTÁRIO MAIS LINDO! Ai, Natinha, muuuuito obrigada!
É uma pena que vocês não puderam visitar Nova Petrópolis, mas quando o lugar é bom, motivos para voltar são sempre bem vindos! Ficarei feliz de lhe acompanhar no futuro <3
Ahhhh, as plaquinhas são maravilhosas! Você realmente iria amar! Acredito eu que não tinham livros lá, mas levar o seu próprio e ler por lá me parece uma ideia ótima <3 na verdade, eu estava com "Para Onde Vai o Amor?", mas como o tempo era curto me contentei em tirar umas fotos dele no cenário lindo.
Ahhh, obrigada <3 eu já me empolgo com as fotos sem estímulo, com então... hahaha. Muito obrigada mais uma vez pelo comentário lindo e continue mesmo vindo sempre aqui que a gente continuará sempre falando sobre nossas andanças <3
Tschüss! Beijos ♥
Menina, vou apelar aqui! kkkkk.
ResponderExcluirCriatura me carregue com você nessas viagens! Eu sou baixinho e magrinho, com certeza caibo na mala... E com certeza Petrópolis é um paraíso e está na minha listinha de lugares que quero visitar antes de morrer.
Mais uma vez parabéns pelas fotos! <3
Bjux e ótimos passeios para vocês.
- Diego, Blog Vida & Letras
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Vamos, Diego! Hahahahaha <33
ExcluirCom certeza vale a pena a visita, deixa ela num lugar especial aí da sua listinha! Muuuito obrigada, viu?! Seu comentário me deixou super feliz e me fez rir muito! <3 Beijos e mais uma vez obrigada!
Que lugar lindo! Essa praça cheia de flores... Com certeza tentarei passar por Nova Petrópolis da próxima vez que for ao Sul. <3
ResponderExcluirÉ mesmo muito lindo, Dani! Ainda mais pessoalmente. Eu sempre acho que as fotos não fazem jus ao lugar e é por isso que me esforço ao máximo pra que elas saiam o mais representativas possível. Torço pra que você consiga fazer a sua visita!
ExcluirObrigada por comentar ♥